COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I
Na atividade agroindustrial encontram-se o beneficiamento dos produtos agrícolas, a transformação dos produtos zootécnicos e dos produtos agrícolas como a cana-de-açúcar em álcool, soja em óleo, a moagem do trigo etc. Nesse contexto, vários benefícios são promovidos pela agro industrialização:
1. Maior integração do meio rural com a economia de mercado;
2. Especialização da agricultura com a consequente redução de custos na produção;
3. Padronização da produção;
4. Processamento industrial;
5. Redução dos índices de perdas pós-colheita;
6. Regularização do abastecimento, por meio da sazonalidade da oferta, inerente à maioria dos produtos agropecuários.
Pode se considerar que:
Apenas os itens 3 e 6 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 5 e 6 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Todos os itens citados compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 2 e 4 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 1 e 3 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Considere as afirmativas abaixo sobre a constituição das cadeias produtivas e a Figura 2, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 2. Representação de uma cadeia produtiva tipo dedicada.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) A constituição das cadeias produtiva não segue padrões pré-estabelecidos. Pois, cada arranjo depende de inúmeras variáveis, que normalmente estão associadas aos contextos regionais e as exigências de mercado.
(___) Na Figura 2 é representada uma cadeia produtiva dedicada. Isto significa que fluxos de insumos, matérias primas, produtos e capitais, bem como, os repasses de tecnologia ocorrem sob regências contratuais.
(___) Os fluxos de insumos, matérias primas, produtos e capitais, bem como, os repasses de tecnologia ocorrem sob regências contratuais que são estabelecidos para garantir a fidelidade entre os segmentos e elementos da cadeia.
(___) Sob esse cenário são definidas estratégias para o estabelecimento de competitividade e o uso dos recursos de logística.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
Sobre as estruturas de governança para cadeias produtivas, é correto afirmar:
Mecanismos de coordenação podem ser conceituados como qualquer ferramenta administrativa para alcançar interação entre diferentes unidades dentro de uma organização. Neste sentido, mecanismos de coordenação são exclusivos de firmas, mas podem ser empregados para sustentar cooperação inter organizacionais, e inclui uma variedade de importantes aspectos sociais e econômicos.
O processo de coordenação pode ser alcançado através de mecanismos de governança usados para interações com todos os envolvidos em uma cadeia. “A governança se refere a relações entre empresas e a mecanismos institucionais através dos quais se consegue a coordenação intra-mercado das atividades dentro de uma cadeia” (HUMPHREY; SCHMITZ, 2001, p. 06).
As estratégias não ocorrem dentro do ambiente interno da empresa, existem vários outros fatores que vão orientar as estratégias empresariais, como: leis, regulamentos, políticas governamentais, tecnologias, fatores culturais, mudança no comportamento dos consumidores e a relação de forças entre concorrentes, fornecedores e clientes. Neste contexto, a forma como a governança da cadeia produtiva é estabelecida não interferirá no nível de inter-relação entre seus agentes levando-os a uma maior cooperação ou maior competição.
De acordo com Souza (1999), a concepção de ambiente sistêmico exige que as empresas busquem formas de organização, para que sejam capazes de sobreviver diante das formas de incertezas, riscos e em especial pela especificidade dos ativos envolvidos nas transações. A forma de governar as relações procura atender exigências impostas pelo ambiente competitivo, no qual as organizações estão inseridas.
A coordenação da cadeia é um processo estático para promover explicitação de normas de relacionamentos vigentes, trazendo uma harmonia entre os agentes dos segmentos envolvidos, como produtor, processador, consumidor. Essa coordenação permite a empresa receber, processar, difundir e utilizar informações de modo a definir e viabilizar estratégias competitivas, reagir a mudanças no meio ambiental ou aproveitar oportunidades de lucro.
É correto afirmar sobre o avanço da fronteira agrícola:
Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.
O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.
A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.
Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.
Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.
Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
Apenas os itens 3 e 6 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 5 e 6 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Todos os itens citados compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 2 e 4 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Apenas os itens 1 e 3 compõem os vários benefícios promovidos pela agro industrialização.
Considere as afirmativas abaixo sobre a constituição das cadeias produtivas e a Figura 2, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 2. Representação de uma cadeia produtiva tipo dedicada.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) A constituição das cadeias produtiva não segue padrões pré-estabelecidos. Pois, cada arranjo depende de inúmeras variáveis, que normalmente estão associadas aos contextos regionais e as exigências de mercado.
(___) Na Figura 2 é representada uma cadeia produtiva dedicada. Isto significa que fluxos de insumos, matérias primas, produtos e capitais, bem como, os repasses de tecnologia ocorrem sob regências contratuais.
(___) Os fluxos de insumos, matérias primas, produtos e capitais, bem como, os repasses de tecnologia ocorrem sob regências contratuais que são estabelecidos para garantir a fidelidade entre os segmentos e elementos da cadeia.
(___) Sob esse cenário são definidas estratégias para o estabelecimento de competitividade e o uso dos recursos de logística.
(___) É amplamente reconhecida, que a cooperação entre os segmentos e elementos da cadeia é a ferramenta mais eficaz para o sucesso no mercado interno e externo. Ou seja, quanto mais efetiva é a cooperação; maiores são presença de mercado e competitividade.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
Sobre as estruturas de governança para cadeias produtivas, é correto afirmar:
Mecanismos de coordenação podem ser conceituados como qualquer ferramenta administrativa para alcançar interação entre diferentes unidades dentro de uma organização. Neste sentido, mecanismos de coordenação são exclusivos de firmas, mas podem ser empregados para sustentar cooperação inter organizacionais, e inclui uma variedade de importantes aspectos sociais e econômicos.
O processo de coordenação pode ser alcançado através de mecanismos de governança usados para interações com todos os envolvidos em uma cadeia. “A governança se refere a relações entre empresas e a mecanismos institucionais através dos quais se consegue a coordenação intra-mercado das atividades dentro de uma cadeia” (HUMPHREY; SCHMITZ, 2001, p. 06).
As estratégias não ocorrem dentro do ambiente interno da empresa, existem vários outros fatores que vão orientar as estratégias empresariais, como: leis, regulamentos, políticas governamentais, tecnologias, fatores culturais, mudança no comportamento dos consumidores e a relação de forças entre concorrentes, fornecedores e clientes. Neste contexto, a forma como a governança da cadeia produtiva é estabelecida não interferirá no nível de inter-relação entre seus agentes levando-os a uma maior cooperação ou maior competição.
De acordo com Souza (1999), a concepção de ambiente sistêmico exige que as empresas busquem formas de organização, para que sejam capazes de sobreviver diante das formas de incertezas, riscos e em especial pela especificidade dos ativos envolvidos nas transações. A forma de governar as relações procura atender exigências impostas pelo ambiente competitivo, no qual as organizações estão inseridas.
A coordenação da cadeia é um processo estático para promover explicitação de normas de relacionamentos vigentes, trazendo uma harmonia entre os agentes dos segmentos envolvidos, como produtor, processador, consumidor. Essa coordenação permite a empresa receber, processar, difundir e utilizar informações de modo a definir e viabilizar estratégias competitivas, reagir a mudanças no meio ambiental ou aproveitar oportunidades de lucro.
É correto afirmar sobre o avanço da fronteira agrícola:
Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.
O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.
A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.
Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.
Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.
Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
Sobre as estruturas de governança para cadeias produtivas, é correto afirmar:
Mecanismos de coordenação podem ser conceituados como qualquer ferramenta administrativa para alcançar interação entre diferentes unidades dentro de uma organização. Neste sentido, mecanismos de coordenação são exclusivos de firmas, mas podem ser empregados para sustentar cooperação inter organizacionais, e inclui uma variedade de importantes aspectos sociais e econômicos.
O processo de coordenação pode ser alcançado através de mecanismos de governança usados para interações com todos os envolvidos em uma cadeia. “A governança se refere a relações entre empresas e a mecanismos institucionais através dos quais se consegue a coordenação intra-mercado das atividades dentro de uma cadeia” (HUMPHREY; SCHMITZ, 2001, p. 06).
As estratégias não ocorrem dentro do ambiente interno da empresa, existem vários outros fatores que vão orientar as estratégias empresariais, como: leis, regulamentos, políticas governamentais, tecnologias, fatores culturais, mudança no comportamento dos consumidores e a relação de forças entre concorrentes, fornecedores e clientes. Neste contexto, a forma como a governança da cadeia produtiva é estabelecida não interferirá no nível de inter-relação entre seus agentes levando-os a uma maior cooperação ou maior competição.
De acordo com Souza (1999), a concepção de ambiente sistêmico exige que as empresas busquem formas de organização, para que sejam capazes de sobreviver diante das formas de incertezas, riscos e em especial pela especificidade dos ativos envolvidos nas transações. A forma de governar as relações procura atender exigências impostas pelo ambiente competitivo, no qual as organizações estão inseridas.
A coordenação da cadeia é um processo estático para promover explicitação de normas de relacionamentos vigentes, trazendo uma harmonia entre os agentes dos segmentos envolvidos, como produtor, processador, consumidor. Essa coordenação permite a empresa receber, processar, difundir e utilizar informações de modo a definir e viabilizar estratégias competitivas, reagir a mudanças no meio ambiental ou aproveitar oportunidades de lucro.
É correto afirmar sobre o avanço da fronteira agrícola:
Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.
O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.
A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.
Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.
Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.
Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
Mecanismos de coordenação podem ser conceituados como qualquer ferramenta administrativa para alcançar interação entre diferentes unidades dentro de uma organização. Neste sentido, mecanismos de coordenação são exclusivos de firmas, mas podem ser empregados para sustentar cooperação inter organizacionais, e inclui uma variedade de importantes aspectos sociais e econômicos.
O processo de coordenação pode ser alcançado através de mecanismos de governança usados para interações com todos os envolvidos em uma cadeia. “A governança se refere a relações entre empresas e a mecanismos institucionais através dos quais se consegue a coordenação intra-mercado das atividades dentro de uma cadeia” (HUMPHREY; SCHMITZ, 2001, p. 06).
As estratégias não ocorrem dentro do ambiente interno da empresa, existem vários outros fatores que vão orientar as estratégias empresariais, como: leis, regulamentos, políticas governamentais, tecnologias, fatores culturais, mudança no comportamento dos consumidores e a relação de forças entre concorrentes, fornecedores e clientes. Neste contexto, a forma como a governança da cadeia produtiva é estabelecida não interferirá no nível de inter-relação entre seus agentes levando-os a uma maior cooperação ou maior competição.
De acordo com Souza (1999), a concepção de ambiente sistêmico exige que as empresas busquem formas de organização, para que sejam capazes de sobreviver diante das formas de incertezas, riscos e em especial pela especificidade dos ativos envolvidos nas transações. A forma de governar as relações procura atender exigências impostas pelo ambiente competitivo, no qual as organizações estão inseridas.
A coordenação da cadeia é um processo estático para promover explicitação de normas de relacionamentos vigentes, trazendo uma harmonia entre os agentes dos segmentos envolvidos, como produtor, processador, consumidor. Essa coordenação permite a empresa receber, processar, difundir e utilizar informações de modo a definir e viabilizar estratégias competitivas, reagir a mudanças no meio ambiental ou aproveitar oportunidades de lucro.
É correto afirmar sobre o avanço da fronteira agrícola:
Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.
O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.
A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.
Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.
Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.
Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
Quanto a concentração de terras, ocorre a diminuição dos latifúndios, uma vez que o tamanho médio das propriedades privadas nas frentes pioneiras é mais elevado do que os terrenos rurais no restante do território nacional, formando verdadeiros “impérios” no meio agrário.
O avanço da fronteira agrícola, sobretudo pela frente pioneira, provoca três problemas principais: devastação da vegetação, concentração de terras e, questão da produção de alimentos.
A devastação da vegetação é imediata, demonstrando que, à medida que as contradições sociais do campo avançam, mais o meio natural é devastado. O Cerrado, onde antes se encontrava a Fronteira Agrícola, foi ocupado ao longo de todo o século XX e conheceu a sua quase completa devastação, restando atualmente mais de 80% de sua vegetação natural.
Inúmeros estudos avaliam que mais da metade da produção de alimentos voltada para consumo interno no Brasil é realizada pelos grandes produtores rurais, destacando a importância desse tipo de propriedade para o país. Com a extinção dos pequenos proprietários, a cultura alimentar passa a sofrer as consequências.
Em relação ao terceiro problema, que aborda a questão da alimentação, geralmente, os pequenos latifúndios voltam sua produção para o mercado externo, enquanto os gêneros alimentícios básicos são deixados de lado.
Quanto aos atores sociais e complexos agroindustriais é correto afirmar:
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
O final da década de 1960 é considerado como o marco da constituição do complexo agroindustrial brasileiro (CAI), embora suas bases tenham sido implantadas nas décadas de 1950, com a expansão das indústrias de bens de produção.
A característica central da constituição dos complexos agroindustriais é a independencia da agropecuária com outros ramos industriais, transformando-a em um elo de uma cadeia onde se encontram de um lado, as indústrias que fornecem à agricultura insumos, máquinas e equipamentos (setor a montante) e, do outro, as indústrias de classificação, beneficiamento e/ou industrialização da matéria-prima agrícola, bem como a sua distribuição (setor a jusante).
Foi no final dos anos 1990 que o Estado formulou políticas voltadas para a industrialização da agricultura, visando a atender à demanda interna e ao crescimento das exportações.
Ao constituir-se em um elo de uma cadeia, para produzir, a agricultura passou a ter independência dos insumos que recebe das indústrias e não produz mais apenas bens de consumo final, mas, basicamente, bens intermediários ou matérias-primas para outras indústrias.
Paralelamente, com a urbanização, a ampliação das atividades industriais e de serviços, decresceu o mercado interno para produtos agropecuários industrializados, dando origem à formação dos complexos agroindustriais ou, como preferem alguns autores, dos sistemas agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em todas as operações nos mercados de derivativos, haverá sempre dois lados (ou duas posições): o que comprou e o que vendeu contratos de derivativos. Uns atuam no mercado procurando proteção de preço (hedge), outros assumem riscos buscando a obtenção de lucro.
(___) Os participantes nos mercados de derivativos agrícolas, podem ser classificados em três tipos: hedgers, especuladores e arbitradores. Importante entender que a existência e a atuação dos três participantes são imprescindíveis para o sucesso do mercado de derivativos. As funções de uns complementam as de outros em uma relação ativa e permanente. Somente isso garante um mercado de derivativos forte e líquido.
(___) O objetivo do hedger é proteger-se contra a oscilação de preços. A principal preocupação não é obter lucro em derivativos, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura. Por exemplo: o importador que tem passivo em dólares e compra contratos cambiais no mercado futuro porque teme alta acentuada da cotação dessa moeda na época em que precisar comprar dólares no mercado a vista.
(___) O arbitrador é o participante que tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atividade consiste em buscar distorções de preços entre mercados e tirar proveito dessa diferença ou da expectativa futura dessa diferença. A estratégia do arbitrador é comprar no mercado em que o preço está mais barato e vender no mercado em que está mais caro, lucrando um diferencial de compra e venda completamente imune a riscos, porque sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
(___) O especulador é um participante cujo propósito básico é obter lucro. Diferentemente dos hedgers, os especuladores não têm nenhuma negociação no mercado físico que necessite de proteção. Sua atuação consiste na compra e na venda de contratos futuros apenas para ganhar o diferencial entre o preço de compra e o de venda, não tendo nenhum interesse pelo ativo-objeto.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre os conceitos básicos em comercialização e desenvolvimento econômico, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Em geral, são objetivos do desenvolvimento: aumento na taxa de crescimento do produto interno per capita (PIB); pleno emprego da força de trabalho ou pelo menos uma taxa de desemprego aceitável e maior igualdade na distribuição da renda.
(___) O processo de desenvolvimento implica na transformação das economias rurais ou baseadas na agropecuária para aquelas mais evoluídas e baseadas na industrialização do produto.
(___) Há evidências de que com o desenvolvimento econômico aumenta: a especialização da mão-de-obra; a adoção de novas tecnologias; a separação geográfica entre produção e consumo e renda “per capita”.
(___) A comercialização pode desempenhar papel ativo no desenvolvimento através de: preços baixos de alimentos; possibilidades de baixos salários nominais no setor não agrícola (mas altos salários reais); promoção da expansão da demanda de produtos agrícolas (exemplo: soja); estímulo a criação de empregos; promoção da produção e a distribuição de alimentos que melhor reflitam a preferência do consumidor e incremento do nível de renda agrícola.
(___) Conquanto existam muitos objetivos sociais e econômicos para os quais o sistema de comercialização possa contribuir, as metas fundamentais e diretas do sistema parecem ser duas: adotar os serviços de transferência de mercadorias do produtor ao consumidor; de qualidade eficientes e econômicas e prover de um mecanismo eficiente a determinação de preços.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
V, V, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre a caracterização da agroindústria rural familiar no Brasil, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:
(___) Entre as transformações que vêm ocorrendo na economia nacional, merece destaque a atividade agropecuária que se inicia com a produção na fazenda e se estende em um processo sucessivo de ações interligadas como transporte, armazenamento e processamento, culminando com a comercialização.
(___) As agroindústrias agregam valor aos produtos agropecuários e tem efeitos multiplicadores sobre as oportunidades de emprego e renda, fixando mão-de-obra no campo e incrementando o recolhimento de impostos.
(___) A existência de agroindústrias, principalmente na área rural, diminui a migração rural/urbana, principalmente dos jovens, pois prioriza a utilização de mão-de-obra do setor industrial no rural, evitando, dessa forma, a necessidade de ampliar a estrutura das cidades. (___) A agroindústria permite também obter parte da produção das propriedades agrícolas, reduzindo o excedente que não seria aproveitado sem a presença desse tipo de empresa.
(___) A agricultura familiar é uma opção estratégica que permite obter um alto grau de dinamismo, flexibilidade e até de competitividade econômica no atual contexto de mercados globalizados.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
Considere a Figura 1 abaixo, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente.
Figura 1. Representação esquemática de uma cadeia produtiva de origem vegetal, segundo proposta da EMBRAPA.
Fonte: César da Silva (2007).
(___) Conforme a Figura 1, os atores do sistema das cadeias produtivas estão sujeitos a influências de dois ambientes: institucional e organizacional.
(___) O ambiente institucional refere aos conjuntos de leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais, bem como, as normas e padrões de comercialização. Portanto, são instrumentos que regulam as transações comerciais e trabalhistas.
(___) O ambiente organizacional é estruturado por entidades na área de influência da cadeia produtiva, tais como: agências de fiscalização ambiental, agências de créditos, universidades, centros de pesquisa e agências credenciadoras.
(___) As agências credenciadoras podem ser órgãos públicos como às secretarias estaduais de agricultura ou empresas privadas.
(___) As agências credenciadas, em alguns casos possuem a função de certificar se um determinado seguimento da cadeia atende quesitos para comercialização e/ou exportação. Isso ocorre, por exemplo, na certificação de: Produtos com Identidade Preservada–IP e segmentos da cadeia produtiva quanto aos atendimentos de padrões de qualidade internacionais, tais como as séries ISO 9000.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.